Connect with us

SBT

Como ser um ator do SBT

Se tornar um ator e estar constantemente nas telinhas não é só sonho passageiro de criança, mas, também o objetivo de muita gente grande.

O prestígio que vem com a encenação não está diretamente relacionado ao dinheiro, mas, realizações diversas ou, ainda, algo que se constrói se arriscando.

No entanto, a caminhada é árdua e nem todos estão preparados para ela. Mas, isso não quer dizer que cada um não tenha seu próprio objetivo, certo?

Alguns pensam em se tornar atores ou atrizes em favor de alguma emissora em particular, com o SBT, por exemplo. Outros, porque acreditam que encenar da melhor maneira possível, transmite seu melhor.

E, claro, algumas pessoas também tentam a carreira em busca de uma situação de vida melhor, mas, eventualmente, acabam esquecendo que a disputa é muito acirrada e cruel.

Já parou pra pensar no motivo de atores serem constantemente “reciclados” na indústria televisiva brasileira? Talento não é tudo. Persistência também é essencial.

Mas, se você chegou até aqui querendo fazer parte do SBT, por que não ler mais um pouco e descobrir como todo esse mundo funciona?

 

Quero ser ator ou atriz. Como proceder?

Se você acha que nasceu pra brilhar ou tem muita vontade de estar frente aos holofotes, não se preocupe. Não tem nada de errado nisso e você pode, sim, seguir adiante com seu sonho.

Mas, é sempre bom ter um pouquinho de realidade plantada em nós mesmos, certo?

Para se tornar um ator ou uma atriz, não basta só querer. Existem cursos que podem servir de referência na hora da contratação, assim como em muitas outras áreas.

O básico seria ter o Curso Técnico em Arte Dramática e talvez um curso superior em Teatro e Artes Cênicas com duração aproximada de um e quatro anos, respectivamente.

Mas, se seu talento é nato e você não tem nada disso, não se preocupe ainda, principalmente se tiver se juntado a alguma agência recentemente.

Quem se integra nesse tipo de firma geralmente recebe instruções e, em alguns casos, o curso dentro da própria instituição.

Vale a pena tentar.

No entanto, não se alegre demais porque isso não é tudo. Além dos cursos e/ou experiência, você precisa obter um tal de DRT: um tipo de registro profissional para atores.

Mas, para isso, é preciso apresentar um diploma de conclusão de curso técnico ou de graduação ou um comprovante de já ter tido alguma experiência profissional comprovada.

Outro pré-requisito importante, claro, é ter pelo menos 16 anos.

O que um registro profissional tem a ver com querer virar ator?

Tudo, ué.

O regime de leis trabalhistas atuais (CLT) regulamenta trabalhadores registrados em setores específicos e, para ser considerado um ator, força de vontade não basta.

Existem leis previstas na legislação que protegerem atores e especificam o tipo de serviço que eles estão autorizados a realizar.

Pra se ter uma ideia, pessoas que não possuem um registro são chamadas de amadoras e podem apenas participar como figurantes.

Já quem tem, está apto para participar em filmes, seriados, novelas e tantas outras modalidades abertamente. Isto é: está pronto para que conheçam seu nome.

Mas, não se confunda.

Embora muito se fala em “DRT” e expressões como “quero tirar meu DRT” ou “eu tenho DRT” sejam comuns, o ideal seria falar “registro profissional”, pra não causar confusão.

Isso porque a sigla DRT no Brasil tem dois significados.

O primeiro remete a “Delegacia Regional do Trabalho” e o segundo a “Documento de Registro Técnico”.

Por isso, tenha em mente que pessoas que não são da área sempre vão remeter DRT ao primeiro sentido. Sendo assim, o ideal é evitar as siglas.

Mas, de qualquer maneira, é com esse documento que se garante atuação e direitos básicos trabalhistas como 13º, por exemplo.

Pra conseguir o seu, entre em contato com o SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) e siga o protocolo vigente.

 

Como funciona o processo seletivo do SBT?

teste de elenco sbt

Como ser um ator do SBT (Foto: Divulgação)

 

Diferente do convencional, o Sistema Brasileiro de Televisão (vulgo, SBT) não faz nenhum tipo de processo seletivo específico.

Quando é necessário criar um novo quadro ou programa, a emissora faz uso de um Banco de Dados de Funcionários cadastrados e, se algum em potencial já estreou antes, acaba se tornando a primeira escolha (havendo tempo disponível).

Ainda, através de indicações de outros atores ou pessoas ligadas aos funcionários e/ou diretores da emissora, é possível entrar no elenco das produções.

Mas, atente: o requisito mínimo é ter experiência com atuação, porque será necessário um pequeno teste pro personagem que planeja atuar.

Ainda, atores profissionais, já engajados na carreira, podem enviar currículo, foto e vídeo book pelos correios para análise.  Caso haja interesse por parte do SBT, as chamadas dão início antes de algum projeto significativo.

Nesse caso específico, o endereço para enviar o material é:

Departamento de Elenco SBT, Avenida das Comunicações, n°04, Jaraguá Osasco/SP CEP: 06278-905.

Para obter informações, os candidatos poderão ligar para os seguintes números de telefone: (11)3687-3000 ou (11)3687-3228.

Continue Reading
To Top