Como ser um ator da Globo

Apesar dos ataques constantes à emissora em razão de teorias da conspiração, a rede continua sendo popular e muitos ainda pensam em se tornar um ator da Globo.

E não é para menos. As produções são muito bem feitas e originais e o elenco é escolhido a dedo para deixar a experiência mais real.

Embora os roteiros tenham sofrido um pouco com descaso e situações moralmente forçadas, as novelas ainda mostram coisas do dia a dia e alertam bastante.

Ainda, conteúdo para menores é disponibilizado na emissora em faixas etárias e muito se fala sobre como a interação com esse público é vantajosa.

Mas, constantemente ela vem perdendo audiência para alguns programas do SBT ou da Record, desde que deixou programas em fase de teste estrearem num contrato mínimo de um ano.

No entanto, mesmo nessa situação, muitas são as pessoas que querem fazer parte da produção nas telinhas mais famosas do Brasil.

Por isso, trouxemos a oportunidade de se tornar um ator da Globo e já adiantamos sem medo: não é impossível, basta perseverar.

 

Pré-requisitos importantes para se tornar um ator ou atriz

Resultado de imagem para pré-requisitos

Como ser um ator da Globo (Foto: Divulgação)

 

Como já deu pra perceber, muitas são as pessoas que trabalham junto à emissora e, eventualmente, de acordo com a natureza do trabalho, são de diversas faixas etárias.

Se você é menor, saiba que precisará de autorização e de um contrato que respeite suas especificações. Ao “trabalhar”, seus estudos não podem ser prejudicados, muito menos suas rotina diária.

Nesse caso, preconiza-se uma jornada entre 3 e 6 horas por dia que pode ou não estender-se de acordo com a necessidade e especificidade em contrato, desde que não se choque com o que faz atualmente.

Mas, isso não é tudo. Se você pretende seguir o seu senho, independente da faixa etária, vai precisar estudar bastante.

Com isso, o que queremos dizer é que será necessário ter um Documento de Registro Profissional (DRT), o qual pode ser conseguido junto ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) depois que você fizer um curso técnico profissionalizante ou, ainda, uma graduação na área, desde que reconhecida pelo MEC.

No post anterior, dissemos que experiência comprovada também conta e ela pode ser utilizada para se conseguir o DRT. Mas, essa situação é um pouco complicada e pode requerer a presença de uma terceira pessoa ou liminar judicial para ser efetivada.

Do jeito certo, é preciso ter paciência porque cada curso técnico tem média de 1 a 2 anos e cada curso superior entre 2 e 4 anos.

Mas, outra forma de conseguir esse curso de uma maneira não tão extremista seria se inscrever numa agência. Algumas disponibilizam o curso e te inscrevem no DRT ao final.

No entanto, antes assinar algum contrato ou concordar com alguma coisa, procure saber se o que eles ofertam não é um curso ou oficina de interpretação com duração de 6 meses porque, se esse for o caso, no máximo vai conseguir aprender a lidar com a câmera, mas, ainda não verá o DRT.

 

Como faço pra me inscrever no processo seletivo e me tornar um ator da Globo?

Resultado de imagem para rede globo

Como ser um ator da Globo (Foto: Divulgação)

 

Inicialmente, saiba que a emissora trabalha seriamente e não contrata qualquer um, até mesmo se for como figurante.

O pré-requisito é possuir um documento de registro técnico oficializado, sem exceções.

Mas, se você já tem um DRT, é muito fácil.

A Globo é uma das emissoras que mais busca novos talentos país a fora pra quem já tem documentação legalizada. Inclusive, ela criou um formulário online pra adiantar todo o protocolo.

A ficha é o primeiro passo e pode ser chamada de “inscrição preliminar”, já que é através dela que a emissora realiza processos seletivos e reuniões com os atores.

Clicando aqui, você vai encontrar um formulário pequeno que pede nome, nacionalidade, e-mail, endereço e forma de contato.

 

Tenho como aumentar minhas chances de virar ator ou atriz na Globo?

Resultado de imagem para trabalho dos sonhos

Como ser um ator da Globo (Foto: Divulgação; Bruno Pinheiro)

 

Sim. Participar das oficinas da emissora é o jeito mais rápido.

Assim como qualquer curso em andamento, a preferência recai em pessoas empenhadas e interessadas de verdade no que fazem.

Isso quer dizer que se você comparecer às oficinas com frequência o suficiente para que te reconheçam e saibam seu nome, será bastante recomendado.

Mas, isso não é fácil. Geralmente a oficina é aberta apenas a convidados, mas, o regime é gratuito e tem duração de 5 meses.

Se quiser fazer parte disso, vai precisar se destacar e aparecer muito em eventos ligados a escolas de teatro, onde agências buscam chamar os melhores.

Além disso, vai precisar ser muito simpático e saber ouvir críticas pesadas, porque esse mundo é muito estressante e bombas sempre aparecem.

Outro ponto importante é a necessidade de se divulgar. Afinal, quem não é visto, não é lembrado e, por isso, contato com boas agências é fundamental.

Apareça em revistas, comerciais de base – principalmente para treinar a memória e expressões de roteiro – e faça o máximo pra estar sempre trabalhando. Isso é muito importante, porque também demonstra comprometimento.

Mas, cuidado. Agências que ofertam serviços pagos por books fotográficos geralmente retêm o material e você acaba pagando por algo que não será seu. Informe-se!